Família VagaMundos #10: José Marecos

José Marecos, Ana e a filha de ambos, Joana, passaram os primeiros meses deste ano no Perú e no Chile. Andavam a programar uma viagem há muito, ainda antes da filha nascer. A Joana engravidou, a Ana nasceu, e com 16 meses de vida já estava dentro de um avião, a caminho do Perú. Foi uma viagem em família da qual regressaram há três meses. Mas não põe de parte viajar de novo. O mais importante, diz a Ana no último post que publicou no seu blog (que é escrito em inglês), é saber que antes de partir precisará de se encontrar a ela própria. Saber o que nos faz falta.

José Marecos

  • Nome: José (escrevendo) , Ana e Joana
  • Idade: 30
  • Profissão: Começando negócio próprio
  • nº de filhos: 1
  • idades: 19 meses
  • Destino de sonho: Oriente, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Argentina, Brasil…
  • Filme preferido: Demasiados para mencionar todos mas… Lawrence of Arabia, Rambo 1 e 3…muitos filmes de muitos géneros…
  • Livro de viagem preferido: Miguel Strogoff, Gonçalo Cadilhe… Não são só os livros sobre viagens que me inspiram a viajar também
  • blog/site: www.bed43please.blogspot.com

  familiavagamundos10

Quando te falam em viajar com crianças, qual é a primeira coisa que te vem à cabeça?

Fixe! É muito porreiro viajar com a nossa filha, é super divertido e recomendo vivamente, une a família e ao passar por aventuras um casal fica mais forte.

O que achas que é o melhor de viajar com os filhos?

Ver as coisas com mais calma, e agora somos mais um, somos 3, o que torna as coisas mais divertidas.

E o pior? Ou o mais difícil?

O pior é quando a Joana adoece, aconteceu no Perú e foi um momento difícil para nós como pais, ultrapassámo-lo juntos, a nossa filha apanhou um bicho na barriga e ficou desidratada de tanto “deitar para fora”, hidratá-la foi difícil mas percebemos como havíamos de o fazer e com calma conseguimos, fomos bem atendidos em Cuzco numa clínica que o hostel nos indicou.

Qual foi a primeira viagem que fizeste com a tua filha? Tinha que idade?

A primeira grande viagem foi mesmo ao Perú e ao Chile, a nossa bebé tinha na altura 1 ano e 4 meses.

As viagens são programadas com muita antecedência? Quais são as prioridades no planeamento?

Planeávamos a viagem há já uns 2 anos antes da Joana nascer, quando a Joana nasceu as coisas aconteceram mais rapidamente,deixou de ser apenas um sonho para  passar a ser realidade, no espaço de um ano e 4 meses estávamos a partir!

Já viveste algum susto, já houve algum contratempo em viagem?

Além da adaptação da flora intestinal (chamada diarreia de viajante) que os 3 sofremos ao chegar ao Perú a pior experiência foi quando a Joana ficou desidratada em Cuzco depois de apanhar um bicho na comida. Em regra geral acho que os medicamentos locais  funcionam muito bem com as maleitas locais portanto não há que ter medo, nós levámos medicamentos e os que resultaram melhor foram os que comprámos onde estávamos.

Viajavas mais vezes antes de teres filhos? Com que frequência viajas agora?

Dentro de Portugal viajo e andamos mais de um lado para o outro agora que temos uma filha, não só porque a nossa família está espalhada mas também porque adoramos levar a Joana a passear e a ver coisas novas. Mostrar à nossa filha sítios onde já estivemos quando éramos pequenos e mesmo partilhar experiências novas para todos é muito bom pois vemos as coisas pelos olhos dela.

O que acreditas que vai ficar mais a memória da criança após uma viagem?

Esta foi uma das perguntas que mais nos fizeram antes de partirmos e quando partilhávamos os nossos planos. A verdade é que ninguém sabe o que de facto eles se lembram. Talvez até nem se lembrem de nada mas acredito que é muito mais positivo a minha filha estar com os pais enquanto os pais estão felizes a viajar do que em casa – estimular os sentidos é bom.

Que dica ou conselhos podes partilhar com quem esteja a pensar em viajar com os filhos?

Força nisso, vão divertir-se imenso, não planeiem demasiado, façam um seguro de saúde e tenham uns cuidados básicos, mas não tentem pensar em tudo, pois, é impossível.

Qual é o vosso próximo destino?

Não sabemos qual o próximo destino, neste momento temos um projecto em mãos aqui em Portugal – estamos a recuperar um espaço para montar um negócio. Estamos sempre alerta para alguma boa oportunidade, onde quer que seja (não em todos os países mas… quase).

marecos

Planeie as suas viagens com crianças

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *